Ementa: Conceito, fundamentos e modelos pedagógicos da educação híbrida e sua relação com as práticas de ensino nos dias atuais. Características e aplicabilidades. Planejamento da prática pedagógica utilizando a abordagem híbrida.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.

Ementa: Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Conceitos e configurações importantes no Moodle. O que são os recursos e como criá-los. Como criar e configurar as principais atividades individuais e coletivas. Visão de estudante e de professor. Grupos, restrições, acompanhamento de conclusão, geração de certificados automatizados e os principais relatórios do Moodle. Recursos de feedback. Boas práticas na configuração da sala virtual. Modelos para disposição dos recursos e organização das atividades. Noções de acessibilidade.

Carga horária: 40h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar salas virtuais para cursos, disciplinas, projetos no Moodle e outros fins educacionais.

Pré requisito: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (papel de professor/a). Recomendável ter concluído o curso de Formação para Docência no Moodle.

Ementa: O que caracteriza um MOOC? Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle? Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades formativas e avaliativas: questionário, fórum, base de dados, glossário; organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle: sugestões e estratégias de acompanhamento.

Carga horária: 60h

Nível de dificuldade: Intermediário

Público-alvo: Servidores do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar Cursos MOOC no Moodle.

Ementa: Introdução à Educação a Distância. Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem de conceitos e configurações importantes do Moodle. Conhecer as principais características da sala de aula virtual e se familiarizar com as principais atividades oferecidas pelo Moodle. Conhecer os principais recursos de feedback e como ter acesso às suas notas.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Estudantes, professores e iniciantes na modalidade