Orientações Moodle


Moodle-IFG, uma ferramenta de apoio ao ensino

Este ambiente tem como objetivo principal dar suporte às atividades de ensino no Instituto Federal de Goiás, como apoio às disciplinas ministradas presencialmente. Ele destina-se, exclusivamente, ao uso daquelas pessoas que possuem relacionamento com o IFG seja como aluno, professor ou técnico-administrativo.

Sobre o Moodle

Esta versão do ambiente Moodle (3.11.4) é a mais atual e foi implantada em 2022. Ela traz uma série de diferenças importantes em relação à versão 1.x, utilizada no ambiente mais antigo, em funcionamento no IFG desde 2003. 

Embora seja possível a migração da base de dados, dos usuários e dos cursos disponíveis no ambiente anterior, ela não é vantajosa devido às grandes diferenças entre ele e este aqui. No entanto, é possível que, mediante solicitação e assistência do professor responsável, disciplinas possam ser migradas. Para tanto, entre em contato com a Administração.

Usuários 

No ambiente Moodle, alunos e professores são usuários do sistema. Portanto, não há necessidade de um cadastramento inicial. Esse cadastro é feito automaticamente no primeiro logon do usuário. Devem ser usadas as credenciais do IFG-ID, o que se aplica a todos, indistintamente, sejam alunos, professores ou técnicos-administrativos. Eventualmente, no ato do cadastro, algumas informações serão solicitadas, como é o caso de endereço de e-mail. Muitos alunos não possuem contas no serviço de e-mail institucional. Recomendamos fortemente que cada aluno crie a sua, conforme as instruções aqui disponíveis.

Alunos 

Uma vez concluído o cadastro, utilize o código de acesso fornecido pelo professor - se for o caso - e cadastre-se na disciplina de seu interesse. 

Professores - cadastrar disciplina

Realize login no ambiente e confirme o seu cadastro. Para cadastrar uma disciplina, registre um chamado no sistema https://suap.ifg.edu.br solicitando a inclusão informando o Campus, Departamento, Nome do Curso e da Disciplina. Após o recebimento da confirmação de inclusão, acesse o ambiente e vá para sua disciplina.

Última modificación: Wednesday, 9 de February de 2022, 16:37