O ensino de química III contempla a percepção da matéria por meio do carbono e ligações covalente, estudos dos compostos orgânicos, funções orgânicas (hidrocarbonetos), hidrocarbonetos (fontes e usos), outras funções (álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, derivados diretos de ácidos carboxílicos, ésteres orgânicos, aminas, amidas, nitrilas, nitrocompostos, derivados halogenados, ácidos sulfônicos, organometálicos, tiocompostos), compostos de funções mistas, isomeria, reações orgânicas de hidrocarbonetos, reações de outras funções orgânicas e Polímeros . Esses componentes curriculares serão desenvolvidos de maneira a compreender a relação do homem com o trabalho e suas tecnologias numa perspectiva interdisciplinar, no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que favoreça uma formação crítica. Assim, espera-se formar sujeitos capazes de identificar, analisar, propor soluções e, também, agir frente aos problemas socioambientais do cotidiano.
Imagem do cotidiano.