Salta al contenido principal

Olá, cursista! É com grande entusiasmo que damos início ao nosso módulo "Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública", que acontecerá de 14 a 20 de outubro de 2025.

Este não é apenas mais um curso; é um convite à ação e à reflexão transformadora. Em um mundo marcado por tensões entre a busca incessante por igualdade e a necessidade urgente de reconhecimento da diferença — como tão bem coloca a pensadora Vera Maria Candau, cujo trabalho estudaremos em profundidade —, a Educação em Direitos Humanos (EDH) se estabelece como a nossa ferramenta mais poderosa para construir a Justiça Social.

Neste módulo de 15 horas, vamos desvendar a EDH, desde seus fundamentos globais e sua trajetória histórica até sua complexa inserção nas Políticas Públicas Nacionais, como o PNEDH e as Diretrizes. Você, como profissional, será capacitado(a) a ir além da teoria, adotando uma abordagem crítica e interseccional para atuar na defesa, promoção e garantia dos Direitos Humanos.

A sua participação é a chave para a transformação. A vídeo aula e o conteúdo das Unidades I, II e III (Conceituação Global, Política Nacional e Práticas Interseccionais) fornecerão o conhecimento essencial. Contudo, o verdadeiro aprendizado florescerá no nosso Encontro Síncrono (dia 18/11, das 9h às 11h), um espaço vital para o diálogo, e no Fórum Temático, onde você poderá aplicar o que aprendeu em um estudo de caso instigante.

Para selar essa jornada de conhecimento, a atividade avaliativa será a elaboração de uma Resenha Crítica sobre o texto de Candau. Seu desafio será articular a teoria (igualdade/diferença/interculturalidade) com a prática das políticas de EDH, defendendo a aplicação da abordagem interseccional como o caminho indispensável para a efetivação plena dos Direitos Humanos no Brasil.

Pense na EDH não como uma disciplina, mas como uma lente. Ao longo desta semana, você adquirirá a capacidade de enxergar as dinâmicas de poder e as desigualdades invisíveis em qualquer contexto social. Aprender sobre DH é se munir da gramática da dignidade. Junte-se a nós para não apenas estudar o mundo, mas para desenvolver as habilidades para, juntos, reconstruirmos a realidade com mais equidade e respeito.

Contamos com sua presença ativa e seu olhar questionador nos estudos e encontros. Qual aspecto da EDH mais te motiva a aprofundar os conhecimentos neste módulo?

A doula é uma profissional que, a partir de evidências científicas, atua diretamente no acompanhamento de mulheres durante todo o ciclo gravídico-puerperal, oferecendo informações e prestando o apoio que se faz necessário durante todo esse processo. Estudos comprovam que o apoio desta profissional reduz significativamente os índices de intervenções no momento do parto, bem como, auxilia na diminuição de incidência de depressão pós-parto e promove uma melhora nos índices relacionados à amamentação. Atualmente, a ocupação de doula passou a constar no Cadastro Brasileiro de Ocupações, sendo reconhecida então, pelo Ministério do Trabalho, cujos direitos trabalhistas passaram a ser assegurados. Diante dessas informações e levando em consideração a missão do IFG, a proposta da extensão é oportunizar a qualificação de mulheres residentes em municípios com alto índice de vulnerabilidade, que sejam maiores de 18 anos e possuam o ensino fundamental incompleto. Assim, o programa de extensão visa ofertar um curso de formação e eventos de extensão articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso de formação será realizado através do ensino híbrido e contará com a parceria do Instituto Matriusca e com a Associação de Doulas do Distrito Federal e entorno. Serão abordados temas que vão desde leitura e produção de texto, ética, informática, empreendedorismo, até as disciplinas voltadas para a área específica. A avaliação do processo de aprendizagem será realizada de forma contínua e sistemática ao longo de todo o curso e ao final do mesmo, espera-se a oportunização da inclusão dessas mulheres no contexto social e econômico.

 


1- Esse curso é um produto de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ, aprovado no edital do PIBIC-EM, e é desenvolvido pelas professoras Thatiane e Danielly,  e pelos alunos do curso técnico integrado em vigilância em Saúde, a saber: Amanda, Ellen, Maísa, Jariele, Thamires e Thiago.

2- O curso será realizado totalmente à distância, com dois encontros síncronos (que acontecerá dia 03/04/21 e dia 10/07/21, às 10h, através do Google Meets), o restante dos encontros serão assíncronos (através do Moodle-IFG).

3- O curso iniciará no dia 03/04/21 e o seu término será dia 10/07/21.

4-  O aluno que concluir todas as atividades do curso receberá um certificado de 80 horas 

5-  Atenção: somente receberá o certificado de participação aquele aluno que participar de todas as etapas do curso.

6- Os temas que serão trabalhados no curso são: Convulsão, desmaio, sangramento nasal, hemorragia externa, queimaduras, entorse, luxação, fraturas, parada cardiorrespiratória e engasgo.

7- Dúvidas: As dúvidas relativas ao conteúdo só serão esclarecidas após dia 10-07, por meio da plataforma Moodle, pois, durante o processo do curso não poderemos esclarecer as dúvidas visto que isso influenciará no resultado final da nossa pesquisa.